O Bairro do Guamá é o mais populoso da cidade de Belém e o que mais possui idosos em sua população, segundo o Censo de 2010; é também considerado uma das periferias da cidade que contém um dos maiores indices de criminalidade, essa característica, talvez, deva-se ao fato de em seu interior possuir diversos becos e vielas que acabam se tornando propícios ao aumento da bandidagem, sem contar que o bairro faz fronteira com os bairros de São Braz, Terra Firme e Canudos
Por outro lado, o bairro engloba diversos pontos que se tornam excessivamente admiráveis para quem passa por la, como: O cemitério Santa Isabel que é um dos maiores da cidade; O asilo Pão de Santo Antonio, que abriga idosos de todas as classes e promove visitações, brechós, entre outras diversas atividades; a Universidade Federal do Pará e a Feira de carne do Guamá. Logo, com tantas coisas a serem observadas vale notar também os pontos de comunicação onde ocorrem entretenimento, fornecimento de serviços, fornecimento de informações (popularmente conhecido por fofoca) e propagandas.
Em um bairro onde a maioria das pessoas são de Classe-Média Baixa, o Guamá tem fortes meios de comunicação. Por Exemplo:
-As linhas de ônibus RIO GUAMÁ E VIAÇÃO GUAJARÁ que passam pelo bairro todo possuem, em alguns de seus ônibus, o meio de busdoor e dessa maneira consegue lucros para a empresa e ainda promovem uma propaganda ambulante;
-Existe também o "seu Nanai", homem de meia idade, excessivamente evangélico que tem o péssimo hábito de prestar atenção em conversas alheias, deturpar o que escuta e espalhar boatos; não muito diferente dos MotoTaxistas que trabalham na esquina da José Bonifácio com a Silva Castro, estes se tornaram veículos de comunicação propagandista com suas camisa em verde berrante e o logotipo de laboratórios particulares do bairro mas a peculiaridade destes se dá pela maneira que eles tramitam informações, cada cliente é uma oportunidade nova para ter mais história a contar;
-Atualmente, abriu na José Bonifácio, próximo aos mototaxistas, o comitê eleitoral de um partido vermelho, ou seja, fornecimento de serviços. o local consegue dar trabalho para muitas pessoas do bairro e dessa maneira alimenta famílias, porém eleições também são disputas e os candidatos concorrentes promovem uma especie de guerra com um esvoaçar de bandeiras azuis, verdes e vermelhas em frente ao local e tal batalha provoca estresse para quem vai rumo a feira;
- Ah, a feira... Não há, no bairro inteiro, local que haja maior concentração de veículos de comunicação. Lá toca a rádio Cipó (espécie de rádio comunitária que abrange parte de Belém), incluo na lista os diversos carros-som e cicle-som que nos dão a sensação de pré-estouramento dos tímpanos com seus "SÓ HOJE CERVEJA A UM REAL NO BAR DA DEUSA" ou "PIZZARIA PIPPOS, PIZZA FAMÍLIA COM REFRIGERANTE SÓ R$10,00", mas o melhor vem quando se entra no mercado. Somos bombardeados com um mix de palavras que demora certo tempo para definir se ali estamos sendo induzidos a realizar uma compra ou conhecendo todas as partes do boi nos primeiros cinco segundos: "chã, fraldinha, músculo, costela, picanha, filé e contra-filé, tudo em promoção, meu freguês!".
Costumo dizer que ao entrar no Guamá a pessoa é transportada para uma realidade diferente. Tem de Pessoas mal encaradas a mauricinhos bem vestidos ou até pessoas excessivamente humildes aguardando uma doação de almoço na casa da sopa, a uma dona de casa dondoca que vai ao mercado comprar material para fazer a sopa doada. Enfim, morar no Guamá significa ser atacado com propagandas tediosas e escandalosas, levar bandeirada na cara em época de eleições e ser obrigado a conhecer praticamente todos os tipos de carne e seus preços, mas cada pessoa tem sua maneira de se expressar e se comunicar. Cada um tem sua maneira de veicular noticias e de fazer propaganda para seu negocio. Isso é Marketing e isso é Guamá.
Antonio Kael Tavares da Silva - Graduando em Publicidade e Propaganda (2º Semestre)
#Guama #JoseBonifacio #KaelTavares #Belem #3003
Por outro lado, o bairro engloba diversos pontos que se tornam excessivamente admiráveis para quem passa por la, como: O cemitério Santa Isabel que é um dos maiores da cidade; O asilo Pão de Santo Antonio, que abriga idosos de todas as classes e promove visitações, brechós, entre outras diversas atividades; a Universidade Federal do Pará e a Feira de carne do Guamá. Logo, com tantas coisas a serem observadas vale notar também os pontos de comunicação onde ocorrem entretenimento, fornecimento de serviços, fornecimento de informações (popularmente conhecido por fofoca) e propagandas.
Em um bairro onde a maioria das pessoas são de Classe-Média Baixa, o Guamá tem fortes meios de comunicação. Por Exemplo:
-As linhas de ônibus RIO GUAMÁ E VIAÇÃO GUAJARÁ que passam pelo bairro todo possuem, em alguns de seus ônibus, o meio de busdoor e dessa maneira consegue lucros para a empresa e ainda promovem uma propaganda ambulante;
-Existe também o "seu Nanai", homem de meia idade, excessivamente evangélico que tem o péssimo hábito de prestar atenção em conversas alheias, deturpar o que escuta e espalhar boatos; não muito diferente dos MotoTaxistas que trabalham na esquina da José Bonifácio com a Silva Castro, estes se tornaram veículos de comunicação propagandista com suas camisa em verde berrante e o logotipo de laboratórios particulares do bairro mas a peculiaridade destes se dá pela maneira que eles tramitam informações, cada cliente é uma oportunidade nova para ter mais história a contar;
-Atualmente, abriu na José Bonifácio, próximo aos mototaxistas, o comitê eleitoral de um partido vermelho, ou seja, fornecimento de serviços. o local consegue dar trabalho para muitas pessoas do bairro e dessa maneira alimenta famílias, porém eleições também são disputas e os candidatos concorrentes promovem uma especie de guerra com um esvoaçar de bandeiras azuis, verdes e vermelhas em frente ao local e tal batalha provoca estresse para quem vai rumo a feira;
- Ah, a feira... Não há, no bairro inteiro, local que haja maior concentração de veículos de comunicação. Lá toca a rádio Cipó (espécie de rádio comunitária que abrange parte de Belém), incluo na lista os diversos carros-som e cicle-som que nos dão a sensação de pré-estouramento dos tímpanos com seus "SÓ HOJE CERVEJA A UM REAL NO BAR DA DEUSA" ou "PIZZARIA PIPPOS, PIZZA FAMÍLIA COM REFRIGERANTE SÓ R$10,00", mas o melhor vem quando se entra no mercado. Somos bombardeados com um mix de palavras que demora certo tempo para definir se ali estamos sendo induzidos a realizar uma compra ou conhecendo todas as partes do boi nos primeiros cinco segundos: "chã, fraldinha, músculo, costela, picanha, filé e contra-filé, tudo em promoção, meu freguês!".
Costumo dizer que ao entrar no Guamá a pessoa é transportada para uma realidade diferente. Tem de Pessoas mal encaradas a mauricinhos bem vestidos ou até pessoas excessivamente humildes aguardando uma doação de almoço na casa da sopa, a uma dona de casa dondoca que vai ao mercado comprar material para fazer a sopa doada. Enfim, morar no Guamá significa ser atacado com propagandas tediosas e escandalosas, levar bandeirada na cara em época de eleições e ser obrigado a conhecer praticamente todos os tipos de carne e seus preços, mas cada pessoa tem sua maneira de se expressar e se comunicar. Cada um tem sua maneira de veicular noticias e de fazer propaganda para seu negocio. Isso é Marketing e isso é Guamá.
Antonio Kael Tavares da Silva - Graduando em Publicidade e Propaganda (2º Semestre)
#Guama #JoseBonifacio #KaelTavares #Belem #3003
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