segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Bairro do Icuí - Ananindeua


(Pequena parte do Bairro)
O bairro Icuí-Guajará mais popularmente conhecido por Icuí, localizado no município de Ananindeua, ele  em si possui poucas áreas planejadas, o bairro foi formado basicamente por loteamentos, condomínios e mais recentemente com áreas invadidas (que antes anteriormente eram ocupadas por sítios e chácaras, que com o passar do tempo ficaram abandonadas), apesar de ainda existirem sítios, chácaras e até algumas fazendas o bairro está passando por uma fase de grande transformação onde o número de habitantes que já é de 80 mil vem aumentando ainda mais. Principalmente depois que foi anunciado a doação da “granja do governador” ao município de Ananindeua área que vai se transformar em um Polo Universitário ainda em construção. Mais nem tudo são rosas no bairro do Icuí, a violência e a falta de saneamento básico , agua encanada e as ruas fantasmas que foram “misteriosamente asfaltadas” apenas no papel no primeiro mandato do Prefeito Pioneiro, são alguns dos problemas que a população têm que enfrentar, além dos constantes assaltos nos ônibus que já foram alvo de muitas mortes de passageiros, cobradores e motoristas. O tráfego de drogas como muitos bairros também se faz presente na rotina de muito moradores que vivem no final do bairro. Apesar de muitos problemas, o bairro e um dos poucos em Ananindeua que mantem aquele velho costume dos vizinhos que se conhecem, da vizinhança que ajuda um ao outro e um bairro de vive em comunidade.
Um bairro extremamente residencial, com uma ou outra fábrica povoando o lugar. Como se trata de um bairro grande, ele e separado por condomínios conjuntos, casas comuns, uma feira muito conhecida, alguns mercadinhos e talvez o local mais conhecido seja o Clube dos Cabos e Soldados lugar onde praticamente toda pessoa que mora no bairro já visitou o lugar pelo menos uma vez. Como o Clube e o centro de lazer mais conhecido do bairro é também o lugar que mais divulga suas atrações através do meio que escolhi para apresentar que também e o meio mais antigo e um dos mais usado no bairro, os famosos Carros Som.
(Foto do Único carro que não estava rodando no dia em que conversei com o Frank)
Conheci o senhor Frank Santos que e dono de 03 carros som que passam pelo bairro divulgando as atrações do Clube dos Cabos e Soldados, da Paróquia, do Campo Conhecido por Elizeu(também lar de muitas atrações e ações comunitárias) e eventualmente algum dono de Mercadinho ou de qualquer outro ponto muito conhecido no bairro anuncia também.

Trabalhando a 07 anos com Carros de Som, ele começou apenas com um carro pois estava sem emprego e tinha uma caixa de som que foi improvisada para anunciar e distribuir cortesias de um evento que iria acontecer no Clube dos Cabos e Soldados, a partir desse dia, ele nunca mais parou, hoje e dono de um Cybercafé, Apartamentos para alugar no bairro além de mais dois carros que comprou depois.

Ele atualmente está com dois carros divulgando um candidato a Deputado federal, e outro carro divulgando eventos do Clube do bairro. Frank não quis entrar em detalhes a respeito de quanto cobra para a divulgação. Aparentemente o negócio já se tornou tradição pois seu filho mais velho também passou a ajudar o pai no negócio de Carros de Som.

#ICuí #RayaneJoyceCarneiroSilva  #Turma3001 #PP


Nenhum comentário:

Postar um comentário