segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Por um Guamá Leitor


O bairro do Guamá é o mais populoso da cidade de Belém, contando com aproximadamente 94.000 habitantes. As linhas de transporte que circulam diariamente no local são: Satélite-UFPA, Guamá-Conselheiro, Marituba UFPA, Guamá Montepio, Guamá-Centro Histórico, Pedreira UFPA, Alcindo Cacela-UFPA.

De vocabulário indígena, Guamá significa rio que chove. Entre os destaques do bairro, na Avenida Bernardo Sayão, existe o Rio Guamá. Sua bacia hidrográfica tem cerca de 87.389,54 km² de área, com as passagens formadas pelo munícipio de São Miguel do Guamá à Baía do Guajará, e também é onde fica localizada a Universidade Federal do Pará.

A principal localidade do Guamá é a Rua Barão de Igarapé Miri, porque abriga o Mercado Municipal do Guamá e escolas públicas, como Escola Municipal Pe. Leandro Pinheiro, e escolas particulares, exemplo disso é a Escola Madre Zarife. Outro destaque do bairro é o Juizado Especial do Guamá e Estação Cidadania Guamá e o Cemitério Público Santa Izabel.

O Guamá é reconhecido também por lutas históricas e sociais, sobretudo lutas contra a discriminação e carência de recursos. Por ausência do apoio do governo, muitas entidades nascem pela vontade de melhorias públicas e ajudar a comunidade que as rodeia. Uma dessas organizações é o Espaço Cultural Nossa Biblioteca.
Há mais de 36 anos, o espaço sem fins lucrativos, vem incentivando crianças, adolescentes e idosos o interesse pela leitura e atividades que engradeçam as suas capacidades intelectuais e socialmente coletivas. Atualmente, a organização conta com o apoio de parceiros como “Criança Esperança”, “Instituto C&A” e o “Fundo Para Infância e Adolescência (FIA)”.

Essas parcerias integram os projetos Cine Guamá, Exposição Ver-o-Guamá, Polo de Leitura - Resistência Guamazônica. As projeções ampliam-se para outras organizações, por exemplo, o projeto “Polo de Leitura” participa das atividades da Escola Berço de Belém e o Lar Fabiano de Cristo, que também fica localizado no Guamá.


Além das práticas literárias, o Espaço Cultural Nossa Biblioteca oferece aos visitantes aulas de música, dinâmicas educacionais, além das programações externas. Mensalmente, o espaço recebe escritores paraenses e também homenagens a escritores importantes na história literatura, tendo esse mês, dedicatória ao poeta Rubem Alves.

 Apesar das dificuldades, os responsáveis pelo centro de leitura continuam enxergando a esperança para a transformação de jovens leitores. 

Tendo orgulho dos bons frutos colhidos na comunidade guamasense. Sem deixar para trás o sonho de tornar a sociedade paraense, como um todo, apaixonada pela leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário