terça-feira, 2 de setembro de 2014

Comunicação comunitária e Ponto de encontro da cultura Hip Hop.

Espaço de desenvolvimento de novos MC’s.

Koalla Crew em batalha.
Construído em função da grande movimentação comercial em Belém no ano de 1910, o mercado de São Brás tem uma grande importância no cenário Hip Hop paraense.
A comunicação comunitária está presente também no cenário urbano da grande capital, é o exemplo da Batalha de São Brás, um grupo de jovens que tem como um ideal debater os problemas enfrentados no dia a dia.
“Já existem debates sobre assuntos como a legalização da maconha, racismo e entre outros dentro da batalha. O grupo se reflete nos problemas que cada um enfrenta no cotidiano e se inspiram para assim fazer uma rima ao ar livre” diz Israel di Sousa em entrevista.
Assim como Israel encontramos outros jovens que também tem uma contribuição forte no cenário.
É o caso de Josiane Franco (Mana Josy Mc) que com 18 anos de estrada representa a classe feminina e tem como atuação quebrar o paradigma de que o Hip Hop é apenas para homens. “Comecei a travar minha primeira luta, que era tentar me manter como mulher na cultura em um universo que é masculino, com essas ideias de transformação do qual eu compreendi que o Hip Hop é um instrumento de transformação, e da nossa consciência dentro da periferia” em entrevista.
Daniel ADR em gravação no estúdio Di Roxa Produções.
Everton Oliveira (Everton MC) que já tem 3 anos na batalha atualmente já conseguiu vender 900 copias de sua mix tape que se chama “Flow cabano” produzida pela produtora Di Roxa Produções que tem como produção Israel de Sousa.
Para Everton tudo isso é gratificante, pois todos os sábados o grupo se reúne na praça de São Brás onde até então nunca deixam de se reunir.
O objetivo da batalha para Everton é dar espaço para aqueles MC’s que ainda não tiveram oportunidade para divulgar o seu trabalho, e com medidas colaborativas aos poucos cada um grava seu CD para cada vez mais serem conhecidos pela comunidade.
Para um bom rimador, é preciso ter conteúdo e bastante informações e a leitura seria a mais importante, diz Daniel Costa que conquistou a Batalha da Floresta e que vai representar o Pará no duelo nacional de MC’s em Brasília.

Já que a comunicação comunitária está acessível para a comunidade, e que muitas das vezes a própria comunidade é a autora disso, os problemas em que a sociedade enfrenta, o grupo leva consigo em mente um poder de transformação e que algum dia suas palavras sejam ouvidas por todos.

Entrevista de Paulo Castro





6 comentários:

  1. http://globotv.globo.com/rede-liberal-pa/jornal-liberal-1a-edicao/v/festival-de-hip-hop-reune-grande-publico-em-belem/3600711/

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. dizer que nós lutamos pela preservação desta praça junto a semma e fomos nós quem conseguiu a tomada que ligam as caixas,sabe a gente tá canado de pessoas ir ai fazer matéria e nem saber como começou o hip hop de belém de fato isso ai já acontece desde os anos 90

      Mercado de São Brás

      HISTÓRIA DO HIP HOP EM SÃO BRÁS UM POUCO DE CADA UM DE NÓS
      Mercado de São Brás a cultura hip hop também começou por lá através da dança de rua, que antes de ser mercado era um teatro e consta apresentação destes e assim dançaram e firmaram a presença do movimento de dança break,no ano de 1985 pelo electro boys,rap street do barreiro e o fator contrários Mcs que eram b.boys também e os irmãos fera e maluquinho,sendo assim todos estes ficavam no aguardo da galera pra ir todo mundo junto pra danceteria carrossel na sede do clube do remo em são brás e depois a praça foi seguindo com grupo street player em seguida o grupo black white,beat of boys e estilo de belém ficou treinando lá e se estabeleceu, assim a galera foi chegando.
      os guardas municipais e a policia sempre tiveram um motivo para fazer a gente parar com nossas atividades por não conhecer a cultura e nem o movimento mas nós persistimos e continuamos lutando e dialogando,e assumindo nossa identidade hip hop, provamos que não eramos drogados ou marginais a partir do entendimento e da prova real eles entenderam que nossa geração estaria sempre desenvolvendo nossas atividades artisticas culturais em são brás para somar na vida de crianças e adolescentes dos bairros adjacentes.
      a partir dos anos 90 foi preciso ter autorização para utilização do espaço e assim marcos ninja foi a funverde agendou uma reunião e conseguiu com muita insistência uma pauta para fazer a defesa e conseguir a autorização teve de falar da história da cultura hip hop explicando o real objetivo de fazer o negativo se tornar positivo,a partir disto as pessoas presentes entenderam que se tratava de uma juventude desasistida de politicas públicas e de espaços
      eles entenderam que a cultura hip hop é a cultura das ruas, é uma arte e com o tempo do desenvolver das atividades e que o hip hop em são bás já estava no uso capeão há mais de 5 anos e assim esta secretaria de meio ambiente da prefeitura daquele tempo tiveram o parecer favorável que nós precisavamos mesmo deste espaço para ocupar jovens ociosos e assim cotinuar nossas atividades culturais desta forma o espaço foi liberado pela luta e resistência do movimento hip hop fundação.
      anos depois com a realização de um campeonato este espaço da praça deu um impulso aos b.boys com a realização de pascoal do MHOP 1998 e outro em 1999 dando continuação até os dias de hoje.
      A reforma da praça e sua ampliação foi mais uma conquista de luta nossa que conseguimos parar as idéias dos caras do Brt de querer fazer um terminal semelhante em frente ao mercado lembrando a antiga estação onde é hoje o terminal rodoviário,todos nós se unimos a velha guarda do hip hop e amigos de são brás nos unimos por esta causa com a população e os feirantes e vendedores do mercado para manter nosso patrimônio histórico cultural intacto e livre de novas construções.
      a partir das noticias de jornais e da gente fechar a pista o prefeito chamou para uma reunião e nós sugerimos uma revitalização e nós do hip hop pedimos uma tomada 110 volts e a ampliação do espaço para a dança do hip hop break, quadrilhas e a capoeira e movimentos culturais.
      somos os grupos mantenedores e guardiões da praça do mercado de são brás
      vários eventos e campeonatos importantes já foram realizados na praça
      e a gente continua lá desde 90 direto.
      o mhop estilo de belém é a vangarda da praça do mercado e oportuniza a galera do rap de são brás convidando para show e eventos
      muitos grupos que estão chegando agora precisam entender o contexto histórico de luta que sempre traçamos. e a luta continua ...

      "Guerreiros são aqueles que fizeram e que sempre
      fazem das suas dificuldades degraus para os seus objetivos"

      Excluir
  3. pra quem não sabe aqui está a historia do hip hop de belém

    http://estilodebelemhiphop20anos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir