segunda-feira, 25 de agosto de 2014

A comunicação em Mosqueiro (RÁDIO)

Contexto histórico e crescimento populacional.

Mosqueiro é um distrito de Belém fundado há 119 anos. É conhecido mundialmente como um dos únicos lugares que possui praias com ondas em água doce, distribuídas em seus 17 km em toda a orla - É válido ressaltar que Mosqueiro é uma ilha, que está incluída no arquipélago de Cotijuba e Outeiro.

No final do século XIX ao início do século XX vivia-se o apogeu da borracha aqui no Norte. Segundo registros, a ilha foi descoberta por estrangeiros que trabalhavam na Capital, e, dessa forma, apropriaram-se da costa oeste da ilha, construindo vários casarões que lembram o estilo barroco, já que sofriam influências europeias no período da Belle Époque.

Saindo um pouco do contexto histórico local, a Bucólica - Como é popularmente conhecida - teve um aumento de quase 220% em sua população na última década. Consequência da ocupação irregular que ocorre de forma desordenada, principalmente em áreas próximas ao Furo das Marinhas, onde situa-se a ponte que liga Mosqueiro a Santa Bárbara.

Mosqueiro na década de 70.

Os meios de comunicação na Ilha e sua rivalidade.

Devido a sua grande extensão, Mosqueiro utiliza da "Rádio Poste" para a divulgação de produtos/serviços - Na grande maioria das vezes. Não podemos deixar de citar os carros automotivos e mídias impressas presentes na ilha. O fato é que há duas rádios que atuam em toda a região, sendo elas a Praiana FM e a Viva Mosqueiro, ambas atuando nas principais vias de acesso à ilha e nos centros comerciais. 

Bairro da Vila
16 de Novembro, Bairro do Aeroporto, Chapéu Virado, Farol e outros.
OBS: As duas rádios atuantes em Mosqueiro possuem um grande número de alto falantes em postes a fim de atingir o público da adversária. Isso ocorre devido a influência política presente em ambas - Há ainda divulgações eleitorais de forma indireta fora do período de campanha.

Os Anunciantes


São sempre quase os mesmos, que apesar de ser conhecidos na região, sofrem com a ampla concorrência de pequenos estabelecimentos. Seja o dono do atacado até a própria Paróquia que estimula os jovens da região a participar dos encontros. Os anúncios são feitos pela rádio e varia de acordo com o tempo do spot, que vai de 15 segundos a 1 minuto, sem contar com os jingles de promoções. Os preços variam de acordo com a época, que ficam mais caros no período de férias já que atingem um público maior. Não houve divulgação dos valores.

Rádios e comunidade.


Áreas centrais de Mosqueiro e suas comunidades
O grande problemas das rádios em Mosqueiro são os ruídos, ou seja, as informações transmitidas não são perceptíveis ao público. Talvez pelo excesso de informações ou pela falta de conteúdo relevante. O fato é que as rádios são bem atrativas quando a comunidade usa dela para reportar problemas frequentes na ilha, como a falta de segurança (apesar de ser um lugar bem calmo) e principalmente transporte, onde há uma demanda de quase duas mil pessoas por dia para uma frota de 12 ônibus, de acordo com relatos de moradores.

A comunicação na ilha de Mosqueiro é ativa, entretanto sofre-se com o acúmulo de informações repetitivas, que muitas vezes se tornam ruídos na população, não desfrutando muito bem desse recurso que poderia ser muito bem utilizado, já que é por este tipo de comunicação que se obtêm a voz de uma comunidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário