quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Bairro da Pedreira

Pedreira é um bairro do município de Belém, capital do estado brasileiro do Pará. Conhecido por ser o Bairro do samba e do amor, o apelido tem origem dos festejos de carnaval, já que a Aldeia Cabana, situada no bairro, é o principal palco dos eventos carnavalescos de Belém. O bairro foi o local escolhido por Francisco José de Sousa Soares de Andrea para o desembarque das tropas imperiais que iriam combater os rebeldes cabanos que tomaram Belém. O nome do bairro está supostamente ligado as pedras que existiam em suas imediações, o bairro também já foi chamado de Pedreira do Guamá.
Central, com vias modernas e arborizadas, o bairro de destaca pelo aquecimento da procura de áreas e imóveis. É a Pedreira que abriga a Aldeia de Cultura Amazônica Davi Miguel, o equivalente ao sambódromo de Belém, que é utilizado como palco de vários eventos culturais. O bairro faz limites com o Bairro do Marco a leste, os Bairros do Umarizal e Fátima ao sul, os Bairros do Telégrafo e Sacramenta a oeste e o Bairro do Souza ao norte. Também há referência que o apelido "bairro do samba e do amor" foi dado pela escritora Eneida de Moraes, que também foi carnavalesca.
O bairro da Pedreira é um dos maiores pólos comerciais da capital paraense, o bairro possui sete agências bancarias, três supermercados e uma grande variedade de lojas e feiras, quase todos localizados na Avenida Pedro Miranda, seu maior ícone comercial é o Mercado Municipal da Pedreira o coração comercial da Pedreira. O bairro também é bem servido em relação ao ensino, são oito escolas particulares e quatro estaduais.


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedreira
Aluno: David Emanoel Santos - Turma: 3001 (Publicidade e propaganda)

Nenhum comentário:

Postar um comentário