quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Bairro do Tenoné
No ramal da antiga Estrada de Ferro de Bragança que ligava Icoaraci a Belém, o bairro do Tenoné era uma das principais estações, com suas chácaras e pequenos sítios.
Hoje, o bairro do Tenoné vem perdendo gradativamente o aspecto rural, ao dar lugar primeiro a conjuntos de casas, e mais recentemente os condomínios de prédios vem mudando definitivamente a paisagem para um aspecto cada vez mais urbano. A chegada de alguns importantes órgãos governamentais, tem aumentado a importância do bairro e dinamizando o seu comércio. Em contraste a esse processo de urbanização, muitos terrenos foram sendo ocupados indevidamente por famílias de baixa renda em áreas sem qualquer saneamento, dando origem a extensas favelas principalmente a partir dos anos 80.
Nas imediações do bairro, estão o Palácio dos Despachos do Estado do Pará, a Secretaria de Educação do Estado do Pará - SEDUC, o Centro de Processamento de Dados do Governo do Pará - PRODEPA, e o Centro Operacional das Centrais Elétricas do Pará - CELPA. O bairro também abriga o único campo de golfe da cidade de Belém, mantido pela comunidade nipônica, o Clube Recreativo Português também mantém uma extensa área verde em sua sede no bairro, a Ordem dos Advogados do Brasil - OAB, é outra associação a ter no bairro do Tenoné a sua Sede Social.


Atualmente no Bairro do Tenoné embora tenha uma feira conhecida e movimentada  não possui radio da comunidade a maneira que os moradores e empreendedores do Bairro usam para fazer sua publicidade é através de carro som, bicicleta som e o tradicional boca-boca. O Bairro do Tenoné também conta com duas aparelhagens que fazem festas aos fins de semana.

#TENONÉ #EDVANLIMA #TURMA3003

Nenhum comentário:

Postar um comentário