sexta-feira, 29 de agosto de 2014

BAIRRO DO MARCO

 
Marco é um bairro de Belém, residencial de classe média e classe média alta razoavelmente tranquilo, localizado entre a periferia e o centro, possui como principais avenidas e ruas a Av. João Paulo II (antiga Av. Primeiro de Dezembro - dia em que D. Pedro foi coroado Imperador Constitucional do Brasil no ano de 1822), e parte da Av. Almirante Barroso (uma das principais avenidas de integração de Belém), entre outras. O bairro é chamado de Marco pelo fato de ter sido considerado a primeira légua de crescimento de Belém, delimitando a área da cidade. No bairro contém uma Feira (Feira da 25), essa que possui um monumento do Marco.

 
O Bosque Rodrigues Alves (um grande jardim zoobotânico conhecido internacionalmente) também se localiza no bairro, assim como a sede do Instituto de Meteorologia em Belém, os Campi II III e V (onde leciona-se o curso de Medicina) da UEPA (Universidade do Estado do Pará), a EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e a ADA (Agência de Desenvolvimento da Amazônia - antiga SUDAM), culturalmente o Marco possui um teatro, o Teatro do SESI, anexo ao seu complexo recreativo e esportivo.

 
 
Há também outros complexos recreativos e esportivos importantes como o da Tuna Luso Brasileira, além dos estádios do Clube do Remo e Paysandu Sport Club. 
 
 
Antônio Lemos, na virada do século XIX para o XX. Lemos, com os recursos propiciados pelas exportações da borracha amazônica, de fato, remodelou Belém além de planejar o novo bairro do Marco. Foi iniciada a rede de esgotos, uso de iluminação pública agora elétrica, mudança dos largos em praças ajardinadas, alargamento dos calçamentos, criação de ruas largas com 30 e 40 metros foram criadas no bairro.
 Nos últimos anos vem sofrendo um intenso processo de verticalização, sendo que a média de preço do metro quadrado no bairro é a segunda mais cara de Belém; Junto a esta verticalização o bairro vem experimentando cada vez mais um número maior de casas noturnas e restaurantes, principalmente na Avenida Primeiro de Dezembro (atual João Paulo II).
A rádio publicidade belém foi fundada em 11 de dezembro de 1993, esta no ar 20 anos no bairro do marco. A rádio anuncia propagandas de mercadinhos, pontos comercias e possui programas religiosos, a rádio funciona de segunda a sabado, das 8:00 as 12:00/ 15:30 as 18:00.
A rádio fundada pelo sr.monteiro em 1993, que ao visitar o bairro viu que havia necessidade de criar um meio de comunicaçao comunitaria no bairro e criou a publicidade monteiro ( rádio porte ) e iniciou o trabalho de publicidade no bairro, apos três anos vendeu sua rádio para um pastor e a publicidade monteiro se tornou a rádio fé em deus, seu atual proprietario o pastor, na epoca não obteve muito sucesso no ramo, seu monteiro vendo a dificuldade do atual proprietario, faz uma proposta para comprar a rádio novamente foi entao que surgiu a rádio publicidade Belém.

 
#BairroDoMarco #Turma1001 #GabrielaCampos #GrazyannyCosta #DaniellaMarry #JulianaSerra #BarãoDoTriunfo

Nenhum comentário:

Postar um comentário