segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Comunicação no Bairro de Fátima.

Comunicação no Bairro de Fátima
Conhecendo um pouco da história : Fátima é um bairro central da cidade brasileira de Belém, capital do estado do Pará. Apesar de estar no Distrito Administrativo da Sacramenta, geograficamente está inserido na Zona Centro-Sul de Belém, região que concentra os bairros nobres da cidade, segundo classificação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Nos últimos anos o bairro vem sendo muito especulado pelas empresas imobiliárias, já que está em uma localização estratégica e próximo ao centro. Apesar de atualmente parte do bairro ainda possuir algumas moradias precárias, a região vem se remodelando e se incrementando, edifícios estão sendo construídos e moradias especuladas pelo mercado imobiliário.
A ocupação inicial da região foi irregular e desordenada, neste período o bairro era conhecido como Matinha. No bairro da antiga Matinha havia muitos traficantes e o bairro era mal visto por todos, com a construção do Santuário de Fátima, o pároco da época Padre António Moraes Oliveira fez um abaixo assinado para a mudança do nome, que foi aceito por toda a comunidade na tentativa de mudar a imagem do bairro. Após a conclusão da paróquia, o bairro ganhou investimentos como macro drenagem, asfalto e outras obras de infraestrutura. No mês de Maio acontece a Procissão das Velas, oportunidade em que mais de 250.000 fiéis vindos de toda parte da cidade visitam o bairro para prestar homenagem a Nossa Senhora de Fátima. O bairro conta com uma boa infraestrutura de transporte público, e diversos serviços entre farmácias, centros de saúde, bancos e feiras, além da proximidade vantajosa de três bairros que pertencem ao Distrito Administrativo do Centro, Umarizal, São Brás e Marco.

Inicio do bairro e mudança de bairro da matinha para Fátima: Nos primórdios da origem de Fátima, a área era apenas um pequeno ponto elevado onde lusitanos utilizavam o local para a criação de bodes. A ocupação inicial da região foi irregular e desordenada, este fato aconteceu em meados da década de 1950. Entre as décadas de 1960 e 1970, o bairro era conhecido como local violento, marginalizado e pobre. Havia muitos logradouros do bairro que era de difícil acesso por conta das ruas de terra irregulares e da grande quantidade de matagal, fato esse que originou o nome de Matinha. A presença desses lugarejos de difícil acesso fez com que muitos traficantes e criminosos se refugiassem ali, fazendo com que a violência no bairro fosse sempre amedrontadora. Por muitos anos os moradores do bairro sofreram por conta da violência e da falta de saneamento e infraestrutura.
Em 1982, começou a construção da nova paróquia de Nossa Senhora de Fátima, no decorrer da obra, a antiga Matinha começava a ser vista sob outra ótica. Com a conclusão da igreja em 1990, o pároco do Santuário de Fátima na época Padre António Moraes Oliveira criou um requerimento para a mudança do nome do bairro da Matinha para Fátima, a proposta ganhou apoio dos moradores do bairro e essa mudança de nome transformou a imagem do bairro.
Abaixo temos uma imagem da feira da 25 e logo depois o mapa  aonde se encontram os pontos de comunicação mapeados:
Como podemos ver no mapa acima na feira da 25 é utilizada 3 tipos de comunicação ,primeiro identificado pela cor azul ,este é feito por meio da rádio localizada na feira que basicamente faz anúncio sobre os estabelecimentos que estão na feira ,e estabelecimentos próximos ,faz anúncio de vagas de emprego,sua programação quase que diária é de anúncios,por segundo temos o famoso ''boca a boca'' utilizado pela maioria dos feirantes, localizado pelos  pontos  vermelhos que são a localização das pessoas que iniciam esse ''boca a boca'' popularmente chamadas de ''Fofoqueiras da feira'' ,no ponto laranja se localiza a central da rádio da 25 que é mantida pelos feirantes e empresários que utilizam o serviço ,e não esquecendo as linhas verdes que são o trajeto  das ''bike-som'' e os ''carros-som'' que fazem os mesmos serviços da rádio ,só que por uma abrangência de espaço maior ,divulgando a feira da 25 pelo bairro de Fátima e pelas redondezas da feira.

#Fátima #RuaRômuloMaiorana #RadioComunitária #BikeSom #CarroSom #RobsonMartins #RenanRibeiro #1001 #ComunicaçãoComunitária 

Nenhum comentário:

Postar um comentário