quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Radio BelSom e o seu pioneirismo das rádios de poste da #CidadeNova

Considerado um dos bairros fundadores de Ananindeua - PA, a Cidade nova, serviu por muitos anos uma espécie de "dormitório" da população que trabalhava em Belém, porém, conforme os anos foram passando o mais populoso bairro de Ananindeua, foi indubitavelmente crescendo forma linear.

Por notar que mutas pessoas que trabalhavam em Belém, moravam em Ananindeua, mas precisamente na cidade nova, o mercado empresarial veio com toda a força para dentro do município, e a partir do início dos anos dois mil, foi desatrelada do bairro do coqueiro e passou a ser independente, como o maior bairro do município. Ruas e avenidas ganharam saneamento básico, multinacionais foram montando suas equipes na região, grande redes de Farmácias e Supermercados também se instalaram, ou seja, o crescimento do bairro cidade nova e do Município Ananindeua, foi notório. A partir disso, quem começou a olhar para dentro da cidade nova, foram as grandes construtoras, que fizeram muitos condomínios residenciais, como também, muitos condomínios de Prédios, deixando-a com um ar de metrópole.

Mapa da comunicação na cidade nova          Fonte: Google Maps (Editado)
Mas quando se fala em comunicação alternativa, é impossível não citar as grandes feiras que existem por Ananindeua, com a sua forma frenética de comunicar comunidade com comunidade sem deixar passar uma informação sequer.

Sede da BelSom Publicidade                                                          Foto: Felipe Mendonça


Hoje, há mais de 34 anos de mercado publicitário, a BelSom é a responsável por uma das formas de comunicação mais curiosas para os leigos no assunto. Quem nunca se perguntou "Quem é que faz uma transmissão dessas, com varias caixinhas de som espalhadas pelos postes da cidade?"

Com o objetivo de interagir com a comunidade, a BelSom publicidade, foi a pioneira das rádios de poste em Ananindeua, para ser usada como um canal direto com a população, onde o povo tem um espaço mais aberto, para que possa fazer os seus anúncios, pedir suas músicas prediletas, assim como, é usada também como utilidade publica.

Foto: Felipe Mendonça.


Rafael Costa, estudante de direito, é o administrador da Radio publicitária. Com 19 anos hoje, aos 15, herdou do avô a missão de desenvolver a cidade nova a partir da comunicação que na época servia mais como confraternização entre os moradores. Hoje comunicação comunitária está mais voltada para o comércio, porém mesmo assim, não deixa de levar informação, entretenimento, divulgações publicitárias e serviços de utilidade pública.

- "A relação que temos com o cliente é uma relação mútua, onde da mesma forma em que nós vamos em busca de novos clientes, novos clientes nos procuram. Não existe um perfil de clientes, temos do menor comerciante ao grande empresário, por exemplo: desde o lojista da feira, até Portugal auto-serviços, Yamada. Temos clientes que são fieis com mais 15 anos anunciando conosco, como é o caso da Boate Locomotiva." afirma Rafael.

Rafael costa, administrador da rádio.


Rafael ainda explicou como se trabalha dentro da rádio publicitária.

-"Temos um agente publicitário, que oferece os nossos serviços, pelos comércios da cidade, e hora ou outra, visita o cliente, oferecendo um pós-venda. O que seria isso? Seria saber se o cliente está satisfeito com a divulgação que fazemos, saber se ele deseja mais algum outro serviço, ou saber se tem alguma reclamação a fazer, como uma espécie de consultor publicitário."

Estivemos conversando com dois anunciantes da BelSom, Cinthya Modas e Casa das Ervas e ambos nos disseram que é muito importante para eles ter uma parceria com uma rádio comunitária, pois seus anúncios chegam aos mais diversos lugares, principalmente na periferia onde se encontra o seu publico alvo. Ambos disseram também, que o investimento tem o retorno garantido, pois o cliente chega até eles com dados do anúncio, como promoções, chegam à loja graças a divulgação de seu endereço pela rádio.


Anunciante                                                Foto: Felipe Mendonça.
Anunciante                                                       Foto: Felipe Mendonça




#FelipeMendonca #ComunicacaoComunitária #CidadeNova #ProjetoCidadequeFala #Turma3003
#PublicidadeePropaganda

Nenhum comentário:

Postar um comentário