sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Bairro do Paar

                                            
O bairro do Paar fica localizado no município de Ananindeua, é considerado a maior invasão da América Latina, o seu nome foi dado pela junção das siglas dos quatros conjuntos que foram invadidos, são eles: Pará, Amapá, Amazonas e Roraima. Quando se deu o início da invasão, o conjunto já estava quase pronto, as obras de saneamento já estavam concluídas, os terrenos já estavam todos preparados para a construção de moradias por parte do governo, porém a população começou a invadir os terrenos e começaram a construir barracos, feiras e casas de forma desenfreada, com isso o bairro se deu a partir de uma nova etapa, segundo a crendice popular, a forma cômica de representar a sigla do bairro Paar significa que é “Proibido Andar de Anel e Relógio”.                                                
A partir desse momento de invasões e das construções desenfreadas de moradias irregulares surgiu a primeira rádio da comunidade, a Publisom Rádio Popular, com o intuito deixar a população mais informada sobre os assuntos do bairro. 
Entre as mídias alternativas que tem forte atuação no bairro do Paar, pode-se citar a rádio popular que está em atuação há mais de 20 anos levando informações e entretenimento para a comunidade do bairro; o trabalho da igreja que realiza a entrega de jornais de casa em casa, convidando a população para participar das reuniões que são realizadas diariamente e o uso de carros-sons rodando pelas principais ruas do bairro. 




Entrevista com o sr. Robson, que é responsável pela rádio comunitária:

Há quanto tempo a rádio Publisom Rádio Popular está atuando e como ela se iniciou?
R: A rádio está atuando há mais de 20 anos, assim que se iniciou o processo de invasão no bairro não demorou muito tempo para começarmos a funcionar, nós começamos com apenas quatro caixas de som e hoje contamos com mais de quarenta caixas espelhadas que atinge cerca de três bairros próximos do Paar, todas são legalizadas pela Anatel e autorizadas pela Rede Celpa por conta do uso dos postes.
Como se dá a organização da rádio?
R: Aqui na rádio a organização é indispensável, pois trabalha apenas uma pessoa, enquanto a rádio está no ar, a pessoa responsável vai atrás de anunciantes ou procura atender aqueles anunciantes que já ligaram, geralmente esse atendimento é feito no estabelecimento dos anunciantes.
Quem são os anunciantes e que tipo de anúncios são divulgados na rádio?
R: Os anunciantes em sua maioria são de confecções de roupas, lojas de materiais de construções e academias. Os tipos de anúncios são de promoções e de divulgação dos seus respectivos estabelecimentos.
E os anunciantes tem um bom retorno vindo dessa publicidade feita pela rádio?
R: Sim, alguns clientes relataram que com a divulgação na rádio começou haver uma procura maior por seus estabelecimentos, suas vendas e serviços aumentaram bastante.
E quanto custa o valor para ser feito um anúncio na rádio do bairro?
R: O preço do anúncio varia de acordo com o tamanho do estabelecimento, vai de 40 até 70 reais por semana de divulgação. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário