quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Cabana FM, a voz da comunidade na Guanabara

A Guanabara...

O bairro da Guanabara, fica localizado no município de Ananindeua, a origem do seu nome é uma homenagem à Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. Constitui uma das áreas mais urbanizadas de Ananindeua com cerca de 95 % de suas ruas asfaltadas e drenadas. Bairro nobre de Ananindeua, também é considerado um dos melhores bairros para morar no município por possui grande variedade de serviços comerciais, como: bancos (nacionais e regionais), concessionárias de automóveis, residenciais fechados, supermercado,Loja de departamento, universidades, Hospital, Pizzarias e próximos de outros serviços como o Shopping Center Castanheira e outros. O bairro da Guanabara está à margem da principal via de acesso à Belém e da região metropolitana de Belém, a BR 316. Está na área do prolongamento da Avenida João Paulo II, criando assim, expectativas animadoras quanto ao crescimento do Bairro.
Possui diversos meios de divulgação, entre eles Rádio Comunitárias, Bike som, faixas, etc.

  Mapa: Addam César

A Rádio Cabana FM

A Associação Cultural de Difusão Comunitária FM Cabana 87.9MHz, ou simplismente Rádio Cabana FM, foi fundada em 2002, no bairro do Umarizal, em Belém, a emissora começou suas transmissões de forma clandestina. Nos anos seguintes, mudou-se para a Marambaia e Entroncamento, como estratégia para escapar do cerco das autoridades. Até que em 2007, caiu em uma investida da Federal e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), agência regulatória ligada ao governo federal, que fechou a rádio e lacrou os equipamentos.“Foi uma ação arbitrária, eles nem tinham um mandado de busca e apreensão. Entraram por ingenuidade nossa, porque abrimos a porta para uma inspeção”, relata Paulo de Tarso, diretor presidente da Cabana FM.
A ação resultou na detenção dele e mais dois locutores, que tiveram que pagar uma pena alternativa de prestação de serviços ao Hospital Ophir Loyola. Sem descanso e nem salário a rádio teve que amargar três anos de silêncio, enquanto esperava que seu pedido de legalização feito em 2003 desse resultado. Quando Ananindeua passou a integrar a lista de municípios habilitados à prestação do Serviço de Rádiodifusão Comunitária do Ministério das Comunicações, a emissora percebeu uma possibilidade de acelerar o processo. “Como estávamos em uma reunião de fronteira (Entroncamento), nós resolvemos mudar. Foi uma forma de vencer a burocracia, já que para locais onde a demanda é grande, o processo de escolha para quem irá receber a regularização pode demorar anos e você sempre corre o risco de não ser escolhido”, diz o presidente. Faz sete meses que a Cabana FM voltou à ativa, transmitindo na faixa 87.9 Mhz, freqüência que compartilha com outras duas emissoras de Ananindeua, a Mega, no Coqueiro, e a Distrital, no Distrito Industrial. O uso do mesmo canal é determinado por lei e definido pela Anatel. “Infelizmente, ainda temos que lidar com uma série de limitações para funcionar. Por exemplo, nós compartilhamos a região de fronteira com a Mega. Onde isso acontece ninguém consegue captar nenhuma rádio”, afirma Paulo. Restrições que inclusive fazem parte da própria definição do serviço de radiodifusão comunitária, que é caracterizada pela baixa potência do transmissor (25 Watts) e cobertura restrita a um raio de 1km a partir da antena transmissora. A rádio tem como objetivo contribuir com a luta pela democratização dos meios de comunicação, pela democratização da informação e pela institucionalização do direito de comunicar, e dar oportunidade à difusão das idéias, elementos de cultura, tradições e hábitos sociais da comunidade, propagando a música nacional, além do intercâmbio entre os aspectos culturais das várias comunidades organizadas, prestar serviços de utilidade pública, integrando-se aos serviços de defesa civil, sempre que necessário. Localiza-se na Rua Magalhães Barata S/N, Guanabara, Ananindeua.


O serviço à Comunidade

Eu, como morador da Guanabara, já fui beneficiado com a comunicação da rádio. Durante o ensino médio, na Escola Ramiro Olavo, situada no mesmo bairro, houve uma campanha anti-bullying, porém queríamos estender as ações de conscientização que até o momento só eram realizadas dentro da escola para a comunidade do bairro em geral, fazendo com que todos pudessem conhecer o problema e poder combatê-lo de alguma. Uma comissão se reuniu e fomos até a sede da Cabana FM para tentar viabilizar a transmissão da nossa campanha via rádio, de imediato fomos apoiados e a mensagem da campanha Anti-Bullying foi enviada a todo o bairro através da Rádio Cabana FM, sem nenhum custo.


Referências: http://cabanafm.com.br/
         http://www.diarioonline.com.br/noticia-135949-cabana-fm-volta-a-ativa-apos-3-anos.html

#Guanabara #RuaMagalhãesBarata #AddamCésarDaSilvaESilva #3003 #Publicidade&Propaganda

Nenhum comentário:

Postar um comentário