quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Val-de-Cães ...

Bairro de Val-de-Cães
O nome de Val-de-cães origina-se de uma antiga fazenda que ali existia, pertencente à Ordem das Mercês. Os religiosos mantinham ali canis, o que teria dado o nome ao local: Vale de Cães e, finalmente, Val-de-cães.

Val-de-Cães é um bairro em uma região militarizada de Belém. Grande, o bairro possui uma imensa área verde e é tomado em boa parte pelo aeroporto, se localiza nas margens da Baía do Guajará. A tranquilidade do bairro só é quebrada pelo barulho dos pousos e decolagens das aeronaves, principalmente quando o aeroporto utiliza a 2º pista virada pros conjuntos residenciais.
Nele se encontra o aeroporto internacional da cidade e o centro de controle de espaço aéreo DTCEA-BE, a Base Naval de Belém, Base Aérea e vilas militares. Na parte oeste do bairro encontra-se os condomínios de luxo Cristal Ville e a construção do Cidade Cristal e shopping Bosque Grão Pará, na parte sul o conjunto Marex e Bela Vista.


O Aeroporto Internacional de Belém - Júlio Cezar Ribeiro (IATA: BEL, ICAO: SBBE), conhecido também como Aeroporto Val de Cães, é um dos maiores e mais importantes aeroportos da Amazônia brasileira, localizado na cidade de Belém, no estado brasileiro do Pará.


A Base Naval de Val-de-Cães é uma Organização Militar subordinada ao 4º Distrito Naval da Marinha do Brasil, localizada em Belém, no estado do Pará.

Tem por missão apoiar as unidades da Marinha do Brasil em sua área de jurisdição, em especial ao Grupamento Naval do Norte, prestando reparos ou apoio logístico. Atualmente presta apoio aos meios navais subordinados aos Comandos do 4º Distrito Naval e do 9º Distrito Naval.




Praça Dom Mário de Miranda Vilas Boas.



Infraestrutura, Ruas e Avenidas
Por se tratar do bairro do Aeroporto, Val-de-Cães possui uma boa estrutura e fácil acesso de qualquer bairro de Belém. recentemente o bairro ganhou uma nova avenida e um complexo de viadutos e tuneis. Há uma grande escola estadual dentro do conjunto Marex.
Outdoor e Muros do bairro são meios de comunicação mais utilizados. A rádio que existia no bairro, não existe mais.




#VALDECÃES  #AV JULIO CEZAR #CAIQUE SILVA #E3001


Nenhum comentário:

Postar um comentário