quarta-feira, 20 de agosto de 2014

MAPEAMENTO DA COMUNICAÇÃO VISUAL DO CONJ. IMPÉRIO AMAZÔNICO – BAIRRO DO SOUZA

O Souza é um bairro do município paraense de Belém. A origem do nome vem do sobrenome do líder das caravanas que, saídas de Bragança, paravam onde hoje encontra-se o bairro. Com aproximadamente 44000 habitantes, sua principal Avenida é a Almirante Barroso. É cercado por áreas militares como o I COMAR e o 2º Batalhão de Infantaria de Selva.
É constituído por diversos conjuntos habitacionais, dentre eles o Conjunto Império Amazônico, que foi criado em 1971 e tem 928 apartamentos. Desde que foi construído, levou muita gente a ter interesse em se fixar no local, surgindo assim, os conjuntos Ana Fabiana, Monte Castelo, Conjunto Amapá, Conjunto Fernando Guilhon e também áreas de ocupação. Ao todo são 1289 unidades habitacionais que tem como principal área comercial o conjunto Império Amazônico, e aproximadamente 16 mil moradores em todo o complexo, porém o Império Amazônico é um dos maiores e mais antigos residenciais de Belém, com 16 edifícios e seus quase mil apartamentos.

É uma mini cidade, que possui desde ambulatório à supermercado e academias, suprindo a necessidade de comércio e serviços de seus moradores.


                                                              Imagem: Gisele dos Santos


RÁDIO APOCALIPSE: A RÁDIO ALTERNATIVA DO IMPÉRIO

Localizada em torno do Conjunto Império Amazônico, a Rádio Apocalipse teve seu início em 2002, com a implementação externa e do estúdio. Sua programação é direcionada em músicas, serviços de utilidade pública, documentos achados e perdidos, denúncias de moradores do bairro, divulgar produtos e serviços dos estabelecimentos, assim como promoções, campanhas de todos os segmentos, divulgação de cultos e missas e sempre finalizando sua programação com a leitura da palavra da Bíblia. Os anúncios e demais programações são feitas pelo comunicador Roberto Rosas, cujo tem o enunciado: “Roberto Rosas: o comunicador que fala de fé, que fala de amor!”.


                                                                                                                                                             Imagem: Gisele dos Santos

A rádio é constituída em uma sala locada para o estúdio e é veiculada através de um sistema de comunicação fixo (rádio poste) distribuído em todo o complexo (início, meio e final). Os estabelecimentos comerciais e anunciantes contribuem semanalmente para o custeio da rádio. Estes anunciantes, além da comunicação visual de seus estabelecimentos se utilizam da comunicação sonora que a Rádio Apocalipse proporciona, atingindo a todos os pontos do complexo formado pelos demais conjuntos nas adjacências. O retorno quase sempre é positivo, estar sempre sendo visto e falado ocasiona a procura dos produtos e serviços. O pagamento desses anúncios se dá de forma semanal.


                                                                                                                                                Imagem: Google Maps - Street View

 #Souza #Belém #ConjuntoImpérioAmazônico #GiseleDosSantos #3001 #ProjetoCidadeQueFala #ComunicaçãoComunitária

2 comentários:

  1. Esse senhor precisa fazer um grande serviço de utilidade pública e parar com essa rádio.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom morar nos arredores do império, tem muita história esse conjunto

    ResponderExcluir